quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Conselho Municipal de Educação de Curitiba dá início ao Curso de Formação para Conselheiros Municipais de Educação


O Curso de Formação Continuada para conselheiros(as) municipais de educação teve início no dia 11 de agosto, no período da tarde, na sede do Conselho Municipal de Educação de Curitiba – CME e acontecerá de agosto à dezembro, totalizando uma carga horária de 32 horas, destas 24 presenciais e 8 à distância.

Essa formação é destinada a capacitar conselheiros municipais de educação de Curitiba e Região Metropolitana e técnicos da Secretaria Municipal da Educação - SME, visando qualificar a atuação do conselheiro em relação à organização dos Sistemas de Ensino e dos Conselhos Municipais de Educação, às funções e atribuições do conselho, à legislação educacional e atos normativos, gestão democrática e autonomia e os mecanismos de financiamento e aplicação dos recursos destinados à educação, de modo a tornar os Conselhos Municipais de Educação instâncias efetivas de proposição, fiscalização e normatização das práticas educacionais.

O Curso atende a Ação 3 da Meta 8 do Plano de Metas CME, que prevê manter a oferta do Curso de Formação Continuada para Conselheiros Municipais da Educação, conforme o Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros Municipais de Educação ofertado na modalidade de Educação a Distância em 2013/2014.

O cronograma do Curso está dividido em datas presenciais: 11/08, 01/09, 29/09, 20/10, 10/11, 01/12 e datas à distância: 25/08 e 19/10.

Atenção: As inscrições para o curso estarão abertas até o dia 31 de agosto.




Conselho Municipal de Educação de Curitiba realiza 6.ª Reunião Ordinária do Conselho Pleno

O Conselho Municipal de Educação de Curitiba - CME realizou, nos dias 08 e 09 de agosto, a 6.ª Reunião Ordinária do Conselho Pleno prevista em seu calendário anual.

A sessão teve início com a leitura do texto Educar o Olhar, de Rubem Alves, que faz uma breve reflexão sobre o papel da educação no exercício do olhar do professor e do aluno, evidenciando a “educação de habilidades e a educação de sensibilidades” no desenvolvimento do indivíduo.

No momento solene desta reunião foi entregue uma menção honrosa a ex-conselheira Cintia Cargnin Cavalheiro Ribas, do segmento das Instituições de Ensino Superior de Curitiba Formadoras do Magistério – IES e empossados os novos conselheiros suplentes, Gisele do Rocio Cordeiro, do segmento das IES e Adelcio de Oliveira Rodrigues do segmento Pais de Alunos, nomeados pelo Decreto n. 1207 publicado no Diário Oficial do Município – DOM n. 134, de 18/07/2017.

Entre os comunicados repassados à plenária constaram os ofícios: do posicionamento do Sindicato das escolas particulares do Paraná – SINEPE/PR quanto à organização do Sistema Estadual e Sistema Municipal de Ensino de Curitiba referente à jurisdição das instituições que ofertam educação infantil; de solicitação da SME de pronunciamento do CME, quanto ao número de alunos presentes à atividade educativa, para que se considere válido o dia letivo em cumprimento aos calendários escolares; da Promotoria de Justiça de Proteção à Educação – PJEduc – MP informando que o inquérito Civil instaurado para investigar a aplicação do “corte etário” foi arquivado, tendo em vista o trâmite da Ação Civil Pública possuir a sentença.

O Pleno foi comunicado acerca da Audiência Pública sobre a Base Nacional Comum Curricular – 2017, realizada no dia 11 de agosto de 2017, em Florianópolis, Santa Catarina. O CME foi representado pelas conselheiras Joseane de Fátima Machado da Silva e Mariza Andrade Silva. Participaram também, a conselheira Vanessa Pacheco dos Santos e a ATP Vera Lúcia Bandeira. Foi comunicado sobre a carta de aceite do EDUCERE/2017 com relato de experiência do II Fórum do CME de Curitiba – Educação em Direitos Humanos, elaborado pelas integrantes da equipe interna: Ana Lúcia de Gouvêa Cardoso, Maria Cristina Stival, Silvana Schuindt e Vera Lucia Bandeira.
Outras questões repassadas aos conselheiros sobre: o Pacto Universitário acompanhado pela ATP Maria Cristina; o Conselho do FUNDEB, acompanhado pela conselheira Cláudia Almiro e pelo conselheiro presidente Maurício Pastor dos Santos; o Curso de Formação de Conselheiros que atende a Ação 3 da Meta 8 do Plano de Metas do CME, que prevê manter a oferta do Curso de Formação Continuada para Conselheiros Municipais da Educação. Com carga horária de 32 horas, o curso está sendo oferecido pelo CME em parceria com a SME e está atendendo conselheiros municipais de educação de Curitiba e Região Metropolitana e técnicos da SME.

Sobre a participação em eventos o CME foi representado: pela secretária-geral, Rosane Teresinha Draghetti e pela assessora técnico-pedagógica – ATP, Maria Cristina Stival, no Seminário Estadual, organizado pelo Ministério Público do Paraná, por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Criança e do Adolescente e da Educação e pela Universidade Positivo, realizado em 13 de julho, com o debate sobre os avanços e desafios na efetivação dos direitos da infância e juventude; pela ATP Maria Cristina Stival na 1.ª reunião ordinária do Fórum Permanente de Apoio a Formação de Docente do Paraná; pela ATP Silvana Schuindt na Jornada Pedagógica da EJA no Setor de Educação da UFPR e Fórum Paranaense de EJA nos dias 10, 24 de junho e 05 de agosto.

No momento destinado a discussão dos trabalhos desenvolvidos pelas Comissões foi decidido, em consenso, que a Câmara de Ensino Fundamental assumirá a produção da normativa para a Educação de Jovens Adultos e Idosos - EJA.

Também foi aprovado pelos conselheiros presentes, o Manifesto de Apoio ao Centro de Atendimento Educacional Especializado – CAEE/EPHETA que será encaminhado a todos os segmentos do CME e às Universidades. Na continuidade dos trabalhos, o Pleno deu prosseguimento à análise e ajustes da Minuta do novo Regimento Interno do Conselho – RICME.

O Conselho Pleno também acordou realizar, no dia 25 de agosto, uma reunião extraordinária para que sejam discutidas, elaboradas e encaminhadas sugestões para a Comissão de revisão da Lei n. 14528/2014, que dispõe sobre a eleição de diretores e vice-diretores municipais de Curitiba.