A cerimônia de entrega das propostas relativas ao PNE 2011-2020 aconteceu no campus do Jardim Botânico da Universidade Federal do Paraná, no dia 29 de julho. A entrega foi feita ao deputado federal e também relator do Projeto de Lei 8035/10 - PNE 2011 - 2020, Ângelo Vanhoni pelo reitor da UFPR Zaki Akel Sobrinho.
O relatório final foi resultado das discussões levantadas nos 10 debates regionais do Fórum Estadual de Educação do Paraná e de entidades da sociedade civil e é composto de quase mil páginas contendo 1.424 propostas de emendas ao Projeto de Lei que deverá ser votado no Congresso Nacional ainda neste ano de 2011.
O Fórum foi constituído em 06 de maio de 2011 com o objetivo de conduzir os debates sobre o PNE e articular as discussões que subsidiarão a elaboração do Plano Estadual, dos Planos Municipais e das Conferências Estaduais de Educação.
Os Comitês Regionais de Organização das Reuniões e Sistematização foram divididos da seguinte forma:
Curitiba - Região Metropolitana; Litoral – Matinhos, Paranaguá; Sudoeste - Pato Branco; Oeste – Cascavel; Norte Novo – Londrina; Noroeste – Maringá; Paraná Centro Guarapuava; Norte Velho - Jacarezinho/Cornélio Procópio; Campos Gerais - Ponta Grossa; Extremo Oeste - Foz do Iguaçu.
A entrega do relatório ao Deputado Ângelo Vanhoni cumpre a meta prevista pelo Fórum Estadual de Educação do Paraná, de concluir os trabalhos de debates em todo o Paraná e reunir as contribuições do Estado ainda no mês de julho.
Estavam presentes à mesa do evento o Coordenador Geral do Fórum Estadual de Educação-PR, Zaki Akel Sobrinho, Reitor da UFPR; Deputado Federal e relator do projeto, Ângelo Vanhoni, o Deputado Federal e membro da Comissão Especial que analisa o PNE 2011-2020, Dr. Rosinha; o Senador da República Sérgio Souza; o Vice-Governador do Paraná e Secretário de Estado da Educação, Flávio Arns; o Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Santos Leal Neto; o Reitor da UTFPR, Carlos Eduardo Cantarelli; o Reitor da UEM, Julio Santiago Prates Filho; o Reitor da UEPG, João Carlos Gomes; o Presidente do Conselho Estadual de Educação, Romeu Gomes de Miranda; a Presidenta da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Paraná (Undime-PR), Cláudia Maria da Cruz; a Presidente da APP/Sindicato, Marlei Fernandes de Carvalho; o Presidente Brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek; o Pró-Reitor de Administração, Finanças e Infraestrutura da Unila, Paulino Motter, representando o Reitor Hélgio Trindade e o Pró-Reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação do IFPR, Paulo Yamamoto, representando o Reitor Irineu Colombo.
Para o Secretário de Estado da Educação e Vice-Governador do Paraná, Flávio Arns, o processo de discussão e amplo debate com todo o Estado deve continuar, pois além da elaboração do Plano Nacional, os planos Estadual e o Municipal de Educação também devem ser evidenciados.
O novo PNE (projeto de lei 8.035/2010) é fruto de discussões realizadas desde 2009, em conferências municipais, intermunicipais, estaduais, distrital e na Conferência Nacional de Educação e foi encaminhado à Câmara dos Deputados no dia 20 de dezembro de 2010 pelo governo federal. No projeto, são definidas dez diretrizes, 20 metas e 171 estratégias para alcançá-las, bem como os princípios e os prazos da proposta.
Estiveram presentes no evento profissionais da educação de diversos segmentos da sociedade, entre eles a coordenadora da UNCME-PR e também presidente do Conselho Municipal de Educação de Curitiba Everly Marques Canto e a Superintendente da Educação do Estado do Paraná Meroujy Giacomassi Cavet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário