terça-feira, 29 de março de 2016

Conselho Municipal de Educação de Curitiba realiza 2.ª Reunião Ordinária


A 2.ª Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Educação de Curitiba - CME, prevista em calendário anual aconteceu nos dias 15 e 16 de março na sede do CME. No início da reunião a conselheira Maria Cristina Elias Esper Stival informou a ausência da presidente Berenice Valenzuela de Figueiredo Neves e que, a condução dos trabalhos do Conselho Pleno seria feita pela vice-presidente, Maria Aparecida da Silva.

A pauta teve início com a apresentação de um vídeo, da Secretaria de Direitos Humanos do Brasil, enfatizando a continuidade dos trabalhos em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, da vencedora do Nobel da paz, a menina talibã que lutou pelo direito à educação, Malala Yousafzai.

Outros temas trabalhados nesta RO: proposta de monitoramento participativo do Plano Municipal de Educação da cidade de Curitiba pelo Conselho Municipal de Educação de Curitiba, uma proposta do http://www.deolhonosplanos.org.br/; solicitação do direito de resposta por repúdio imputado ao CME, em moção publicizada pelo Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba - SISMMAC; últimas informações do Fórum Municipal de Educação; lei para regulamentar “Consulta para diretores de CMEIs”; aprovação da Lei de composição do Conselho do FUNDEB; notícias do Fórum Permanente de Formação Docente – PARFOR; divulgação do link do Portal do Ministério Público do Paraná que trata da Educação Infantil com esclarecimentos e orientações para a comunidade quanto à matrícula das crianças nesta etapa de ensino. A vice-presidente, Maria Aparecida da Silva, apresentou o site e fez a leitura do texto.

Matérias que foram distribuídas e apreciadas pelas Câmaras: plano de metas do CME biênio 2016/2017; relatório das presenças dos conselheiros e das conselheiras às reuniões referentes ao 2.º semestre de 2015; escolha de novos coordenadores das câmaras que compõem o CME.

Foram aprovados em Conselho Pleno os seguintes documentos: Parecer da Educação Infantil e o Parecer Técnico sobre a Proposta de Organização das Escolas Municipais de Educação Básica na Modalidade Educação Especial no Município de Curitiba.

Foi apresentada e aprovada também a Proposta de monitoramento participativo do Plano Municipal de Educação de Curitiba pelo Conselho Municipal de Educação de Curitiba.  A conselheira Maria Cristina Elias Esper Stival informou que a proposta já foi encaminhada e está concorrendo ao prêmio de Reconhecimento Público, mas como foi prorrogado o prazo é possível o envio de novo texto adequado às sugestões apresentadas pelos conselheiros(as). Explicou que o Reconhecimento Público De Olho nos Planos tem o objetivo de estimular e valorizar experiências participativas na elaboração ou revisão de Planos de Educação e mobilizar a construção de estratégias para o monitoramento participativo desses planos.


sexta-feira, 4 de março de 2016

Conselho Municipal de Educação de Curitiba realiza 1.ª Reunião Ordinária de 2016

A 1.ª Reunião Ordinária do Conselho Pleno de 2016 aconteceu nos dias 23 e 24 de fevereiro na sede do Conselho Municipal de Educação de Curitiba - CME e contou com a presença do Assessor de Direitos Humanos da Prefeitura Municipal de Curitiba – PMC, Igo Martini, que falou aos conselheiros sobre Direitos Humanos e o trabalho desenvolvido na Assessoria.

O assessor evidenciou que Curitiba, por um bom tempo, viveu um atraso na discussão das questões relacionadas aos Direitos Humanos, que somente em 2014 o debate deste tema tornou-se oficial. Ressaltou o trabalho da Assessoria de Direitos Humanos e Igualdade Racial do Gabinete do Prefeito, evidenciando sua finalidade de assessorá-lo nas ações governamentais voltadas à formulação de políticas públicas para a promoção e defesa de direitos humanos, de cidadania e de igualdade racial, na política municipal, mediante atuação articulada com órgãos públicos municipais, estaduais e federal.

Destacou as demandas nas quais a Assessoria vem concentrando sua atuação: na questão da imigração como crise humanitária; no trabalho com pessoas que têm seus direitos violados e no trabalho com moradores de rua. Citou a Casa de Passagem que só em 2015 atendeu 782 pessoas não somente da região de Curitiba, mas também indígenas de Santa Catarina, Bahia, Rio Grande do Sul e Mato Grosso. Igo salienta que a PMC pede que ações humanitárias não sejam feitas nas ruas, mas sim em locais cedidos pela PMC. Receber esmola na rua fortalece o vínculo com a mesma fazendo com que prefiram permanecer nela.

Ao final de sua fala Igo entregou por escrito a presidente Berenice um rol de ações do que foi discutido na I Conferência Municipal de Recursos Humanos e lembrou a todos sobre os canais de comunicação para pedidos de auxilio: 156 e o Disk Direitos Humanos, 100.

Nesta reunião, no Momento Solene, foi dada posse, como conselheiras, às representantes do Segmento Instituições de Ensino Superior, Formadoras do Magistério – IES: Maria Iolanda Fontana, da Universidade Tuiuti do Paraná – UTP, que passa a responder como conselheira titular e, Cintia Gargnin Cavalheiro Ribas, da Faculdade OPET, como conselheira Suplente.

Outro tema bastante discutido na reunião foi a Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Documentos e vídeos sobre a BNCC foram disponibilizados aos conselheiros para a discussão nas Câmaras e formulação de um texto único, a ser sistematizado a partir das contribuições produzidas no âmbito das Câmaras, para envio ao Fórum Municipal da Educação. Houve o entendimento de que o Conselho daria ênfase às questões conceituais dos princípios e fundamentação teórica que permeiam o texto da Base Nacional Curricular Comum – BNCC.

O Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação FUNDEB – Conselho do FUNDEB também foi tema de pauta desta reunião. A conselheira Maria Aparecida da Silva, representante do CME no CACS/FUNDEB, ocupando a posição de presidente deste, fez uma explanação sobre as condições de regularização em que se encontra este. Explicou que está tramitando na Câmara Municipal de Curitiba – CMC projeto de lei que propõe alteração da Lei Original de Criação do referido Conselho, para regularização do mesmo, principalmente em termos dos mandatos dos atuais membros conselheiros.

Em função da pauta prevista para a reunião não ter sido concluída, foi necessário definir pela realização de reunião extraordinária, ficando agendada esta para o dia 8 de março, no período da manhã.