quarta-feira, 21 de junho de 2017

Pais de Alunos realizam eleição para escolha de conselheiros representantes do segmento para o Conselho Municipal de Educação de Curitiba

A reunião para escolha de conselheiros do segmento de Pais de Alunos aconteceu no dia 20 de junho na sede do Conselho Municipal de Educação de Curitiba – CME. A eleição aconteceu no CME, pois o segmento de Pais de Alunos não possui uma associação específica organizada que os agregue.

Para suprir as vagas o CME entrou em contato com a Secretaria Municipal da Educação de Curitiba - SME e Núcleos Regionais da Educação – NRE do município, para que o convite fosse feito às mães, pais e responsáveis de alunos de cada região da cidade. Os interessados então se reuniram no Conselho para a escolha de seus representantes.

Participaram da reunião: o presidente do CME, Maurício Pastor dos Santos, da equipe interna do CME, a secretária-geral Rosane Terezinha Draghetti, e as profissionais Vivian Cézar, Silvana Mendes Schuindt, Vivian Kuenzer e o conselheiro titular do segmento dos Pais de Alunos Fabiano Luder.

O Presidente do CME, Maurício Pastor, conduziu a reunião explicando o papel, composição e funções do CME e ressaltou a importância da representação do segmento de pais.

A indicações de nomes dos Núcleos Regionais da Educação ficou da seguinte forma: do NRE do Portão, Escola Municipal Papa João XXIII, Renato Diniz Aracema e Rosemeire Quareli; do NRE de Santa Felicidade, Escola Municipal dos Vinhedos, Tatiane Cândido Cordeiro; Escola Municipal Vereador João Stival, Sueli Terezinha Medeiros; Escola Municipal Ana Hella, Adelcio de Oliveira Rodrigues; do NRE do Boqueirão, Escola Municipal Leonor Castelano, Vera Lúcia Muchiuti Pereira; Escola Municipal Wenceslau Braz, Erenita Aparício Alves Gonzaga; do NRE do Bairro Novo, Escola Municipal Paulo Rogério Guimarães Esmanhoto, Priscila Rejane Azevedo Nobre; do NRE do Tatuquara, Escola Municipal Margarida Orso Dallagassa, Beatriz Ferreira Marsolek; CMEI Palmeiras, Suellen Aparecida Paixão; do NRE da Matriz, CMEI Centro Cívico, Marcelo Frois; CMEI Curitiba, Gisele Correa; do NRE do Pinheirinho, Escola Municipal Maria Clara Brandão Tesserolli, Marilda Vulchak Tkatch e João Sobieranski; do NRE do Boa Vista, Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI Bairro Alto Tarumã, Patricia Gregoletti; CMEI Cinderela, Jorge Paulo Costa dos Santos; do NRE da CIC, Alex Severo Teles e Marlene Tavares da Escola Municipal Maria do Carmo Martins; do NRE do Cajuru não foram indicados representantes.

Pais que aceitaram o convite e vieram ao CME: Adelcio de Oliveira Rodrigues (NRE - SF), Beatriz Ferreira Marsolek (NRE - TQ), Alex Severo Teles e Marlene Tavares (NRE - CIC), e Jorge Paulo Costa dos Santos (NRE - BV).

Se propuseram a concorrer a vaga de conselheiro suplente do segmento Pais de Alunos as seguintes pessoas: Beatriz Ferreira Marsolek, Marlene Tavares da Silva, Adelcio de Oliveira Rodrigues e Jorge Paulo Costa dos Santos.

Após a eleição, ficou decidido entre os presentes a seguinte estrutura: assume a suplência até 29 de dezembro de 2017, Adelcio de Oliveira Rodrigues. Em fevereiro de 2018 ele assumirá a titularidade e tomará posse na suplência em 2018, Beatriz Ferreira Marsolek. Em caso de vacância, após fevereiro de 2018, assumem na sequência, Marlene Tavares da Silva e Jorge Paulo Costa dos Santos.

O novo representante do segmento Pais de Alunos, Adelcio de Oliveira Rodrigues tomará posse na primeira reunião de Conselho Pleno, após a publicação do Decreto de nomeação.

segunda-feira, 19 de junho de 2017

Segmento das Instituições de Ensino Superior Formadoras do Magistério escolhem novos conselheiros para o Conselho Municipal de Educação de Curitiba


A reunião aconteceu no dia 13 de junho, na sede do Conselho Municipal de Educação de Curitiba – CME, e teve como objetivo a escolha de novos representantes do segmento das Instituições de Ensino Superior Formadoras do Magistério – IES. Como as IES não possuem uma organização formal dos membros da classe, o CME enviou um ofício para todas as instituições, que possuem curso de graduação em pedagogia convidando-as para reunião.

A reunião contou com as presenças: da professora Dra. Maria Iolanda Fontana, atual conselheira titular do segmento das IES, da Universidade Tuiuti, do professor Me. Francisco M. Bieniacheski, da Faculdade Anchieta de Ensino Superior do Paraná - FAESP, da professora doutoranda Gisele do Rocio Cordeiro, representante do Centro Universitário Internacional - UNINTER, da professora Dra. Daniele Saheb da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC-PR, da professora Dra. Liliamar Hoça da Universidade Positivo; do presidente do CME, Maurício Pastor dos Santos; da Secretária-geral do CME, Rosane Terezinha Draghetti; da equipe interna: Ana Lúcia Gouvêa da Silva, Silvana Mendes e Vivian Rita Meza.

O presidente do CME, Maurício Pastor dos Santos fez uma apresentação do trabalho desenvolvido no Conselho e das demandas dos(as) conselheiros(as). Os candidatos à vaga de suplente do segmento das IES no Conselho se apresentaram e falaram sobre a pretensão à vaga. Além dos presentes na reunião, candidatou-se a professora Dra. Maria Cristina Elias Esper Stival da Universidade Tuiuti do Paraná, inscrita por meio do Ofício n. 004/2017/ PROACAD, totalizando assim, cinco inscritos para concorrer a vaga de conselheiro(a) suplente das IES na complementação do mandato.

Todos os presentes decidiram pela escolha do novo(a) conselheiro(a) suplente por meio de sorteio. Por consenso o primeiro nome sorteado, professora doutoranda Gisele do Rocio Cordeiro, ocupou a vaga de suplente até concluir o mandato em dezembro de 2017 e no ano seguinte tornar-se-á titular. A segunda pessoa sorteada foi a professora Dra. Maria Cristina Elias Esper Stival, que assumirá o mandato como suplente, para três anos, em fevereiro de 2018. Os três nomes remanescentes na ordem de sorteio ficaram para um banco de reserva: professora Dra. Liliamar; professor Me. Francisco e professora Dra. Daniele. A professora doutoranda Gisele do Rocio Cordeiro assumirá a suplência na próxima reunião, após assinado o decreto pelo prefeito de Curitiba.

segunda-feira, 12 de junho de 2017

Conselho Municipal da Educação de Curitiba realiza a 5.ª Reunião Ordinária de Conselho Pleno na Câmara Municipal de Curitiba

O Conselho Municipal da Educação de Curitiba – CME realizou nos dias 6 e 7 de junho a 5.ª Reunião Ordinária de Conselho Pleno. Neste mês de junho a reunião da plenária aconteceu de forma diferenciada, com a 1.ª sessão sendo realizada na Câmara Municipal de Curitiba - CMC.

O objetivo da realização da reunião na CMC foi o de proporcionar, uma das reuniões do Pleno, em um espaço amplo, para que mais pessoas pudessem assistir a sessão e assim conhecer o CME e os encaminhamentos dos trabalhos desenvolvidos pelo colegiado.

O presidente do Conselho, Maurício Pastor fez a abertura dos trabalhos agradecendo aos presentes, deu início ao primeiro item da pauta, a posse do conselheiro do segmento da CMC, Mauro José Ignácio, nomeado pelo Decreto Municipal n. 736, publicado no Diário Oficial do Município - DOM n. 87 de 10 de maio de 2017.

A seguir, fez a apresentação do Conselho, explicando suas funções, composição e importância enquanto instância colegiada e normativa que agrega diferentes segmentos.

Vários temas foram encaminhados nessa reunião, entre eles, o referendo do Pleno para a participação das conselheiras Daiane Veiga Czarneski de Oliveira, do segmento do Poder Executivo e Marina Felisberto, do segmento dos representantes dos Servidores da Educação – SISMUC, para a Comissão Coordenadora para Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação de Curitiba.

Nesta reunião houve o relato da assessora técnico-pedagógica do CME, Vera Bandeira que apresentou os resultados do II Fórum do CME de Curitiba, realizado em no dia 30 de maio, cujo tema abordou a Educação em Direitos Humanos e das coordenadoras das três Câmaras que integram o CME, Câmara de Ensino Fundamental, Câmara de Gestão do Sistema e Câmara de Educação Infantil fizeram o relato dos trabalhos que vem sendo desenvolvidos.
A 2.ª e a 3.ª sessão aconteceram na sede do Conselho, no dia 7 de junho. Neste dia, entre os temas abordados, foi o referendo do pleno para os nomes das conselheiras Liana Márcia Justen e Eliana Mansano, ambas do segmento do Poder Executivo, para representarem o Conselho na Comissão de Construção das Diretrizes Municipais de Educação Ambiental da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba - SME.

Os conselheiros foram informados: sobre o andamento do Conselho do FUNDEB e fizeram a indicação de um integrante de cada Câmara para o Grupo de Trabalho que analisará o relatório do CACS/FUNDEB de 2016; sobre a reunião com os coordenadores dos cursos de pedagogia do município de Curitiba, que será realizada no dia 13 de junho, para a escolha do representante do segmento das Instituições de Ensino Superior – IES para compor o CME; foi discutido também sobre: o Pacto Universitário; o Fórum Municipal de Educação e a apresentação dos livros recebidos pelo CME sobre Direitos Humanos, que foram solicitados para a UNESCO no Brasil.

Os conselheiros foram informados dos eventos em que o CME foi representado: formação para Monitoramento e Avaliação dos Planos Municipais de Educação do Paraná no Núcleo Regional de Educação Curitiba, no dia 18 de maio; lançamento do Programa Comunidade Escola na Escola Municipal CEI David Carneiro, com a presença do conselheiro João Batista dos Reis e da assessora técnico-pedagógica Vivian Cezar; e dos Encontros Estaduais da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação – UNCME que ocorrerão em 2017.

No momento destinado às comissões, os coordenadores deram um parecer geral do andamento dos trabalhos das Comissões vigentes: Revisão do Regimento; Orçamento; Educação Especial; Comissão da EJA e a Comissão Análise de Processos de Credenciamento e Autorização de Funcionamento, que está em processo de estruturação.

A 3.ª sessão da 5.ª RO foi destinada a análise e discussão da proposta do novo Regimento Interno do CME.