quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Conselho Municipal de Educação de Curitiba recebe Secretária Municipal da Educação em sua 7.ª Reunião Ordinária do Conselho Pleno



A 7.ª Reunião Ordinária do Conselho Pleno aconteceu nos dias 12 e 13 de setembro na sede do Conselho Municipal de Educação de Curitiba e contou, no dia 13, no período da tarde, com a presença da Secretária Municipal da Educação Maria Silvia Bacila Winkeler, que realizou uma explanação sobre os desafios e avanços dos nove meses de gestão municipal, frente a pasta da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba – SME.

Na abertura da sessão foi realizada a leitura do texto “Escola dos meus sonhos” do escritor Frei Betto, com o objetivo de reflexão acerca do papel e importância da escola na sociedade em que vivemos.

Entre as matérias discutidas em plenária ficou acordado, pelo Conselho Pleno, que o Projeto de Lei que “Reconhece como atividade extracurricular a prática da capoeira, a ser difundida nas escolas da rede municipal”, enviado pela Câmara Municipal de Curitiba, para manifestação do CME, será analisado pela Câmara de Ensino Fundamental.

Entre os comunicados repassados ao Pleno estão o relatório referente aos processos de regularização das instituições de educação e ensino pertencentes ao SISMEN, no primeiro semestre de 2017, encaminhado à Câmara de Gestão do Sistema para análise. Solicitação do CME à SME de informações sobre o Projeto de Lei Ordinária que dispõe sobre as entidades qualificadas como organizações sociais que cria o Programa Municipal de Publicização e a Comissão Municipal de Publicização.

Foram repassadas também informações sobre: o Curso de Formação de Conselheiros, coordenado pelo CME; o Conselho do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – CACS FUNDEB; o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR; a Conferência Nacional da Educação – CONAE; o Encontro da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, coordenação Paraná – UNCME/PR, em Telêmaco Borba no dia 15 de setembro; o Encontro da UNCME/Nacional em Brasília; e o Encontro do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil – MIEIB/Nacional.

Foi comunicado ao Pleno, também, o encaminhamento, ao Conselho Nacional de Educação – CNE, do documento: Posicionamento do CME à 3.ª versão da Base Nacional Comum Curricular – BNCC e a apresentação da versão final do Relatório de Atividades de 2016 do CME, para conhecimento da plenária.

Entre as participações do Conselho em eventos foram repassadas informações sobre a Audiência Pública sobre a Base Nacional Comum Curricular – 2017, realizada no dia 11 de agosto de 2017, com a participação das conselheiras Joseane de Fátima Machado da Silva e Mariza Andrade Silva, representando o CME. Participação de algumas integrantes da equipe interna do CME no Educere, Congresso Nacional de Educação, que se realiza a cada dois anos, na PUCPR, com o objetivo de promover reflexões sobre formação, prática e pesquisas educacionais em um contexto globalizado diversificado, contemplando as demandas sociais da atualidade.

No momento destinado as Câmaras foi comunicado ao Pleno para seu referendo, a escolha da nova coordenadora da Câmara da Educação Infantil, a conselheira do segmento Poder Executivo Municipal, Eliana Mansano.

A plenária continuou, nesta reunião, com a análise da minuta do novo Regimento Interno do CME – RICME e deliberaram pela solicitação à Câmara Municipal de Curitiba – CMC, de que os projetos de Lei sobre educação, em tramitação, passem pelo CME.

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Integrantes da equipe interna do Conselho Municipal de Educação de Curitiba apresentam trabalho no EDUCERE

O evento EDUCERE 2017 – PUCPR, aconteceu no dia 29 de agosto de 2017 e reuniu professores da educação superior e da educação básica, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação nacionais e internacionais. Houve a participação das integrantes da equipe interna do CME, Ana Lúcia de Gouvêa Cardoso, Maria Cristina Elias Esper Stival, Silvana Mendes Schuindt e Vera Lucia Bandeira, com o relato de experiência que versou sobre: "Experiência do II Fórum do Conselho Municipal de Educação de Curitiba – CME – Educação em Direitos Humanos”.

O EDUCERE é o Congresso Nacional de Educação, realizado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, a cada dois anos, com o objetivo de promover reflexões sobre formação, prática e pesquisa educacionais em um contexto globalizado, diversificado e de forte demanda social. Nesse ano, mais uma vez, houve a parceria com o IV Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação – SIRSSE e o VI Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente (SIPD/CÁTEDRA UNESCO), promovendo discussões em torno do tema “Formação de professores: contextos, sentidos e práticas”.

A apresentação abordou brevemente a experiência do CME quanto à realização do seu II Fórum, com o tema Educação em Direitos Humanos. O CME, como órgão que dentre suas funções, a função de mobilização social, propôs em suas metas a realização de Fóruns de debates com segmentos envolvidos nas temáticas propostas, sendo para o ano de 2017, Educação em Direitos Humanos.

Segundo as participantes do CME, a experiência foi gratificante e mereceu a sua divulgação com a apresentação no EDUCERE 2017, pelo fato de ser um tema presente nas discussões da sociedade contemporânea. Houve também nas avaliações do II Fórum - Educação em Direitos Humanos, a solicitação de divulgar e ampliar as discussões sobre a temática.

Na apresentação da experiência no EDUCERE houve a interação e a participação dos presentes, que consideraram uma experiência rica e necessária expandir, tendo em vista, a necessidade urgente de reflexões para avanços em nossa sociedade quanto às relações humanas e os Direitos Humanos e o quanto as instituições escolares tem uma relação intrínseca e responsabilidade com a temática.

O texto apresentado neste Congresso pode ser acessado no seguinte endereço: http://educere.pucpr.br/p1/anais.html?tipo=4&titulo=&edicao=6&autor=&area=91

Ou na página do CME, no Portal Cidade do Conhecimento: Artigos.

terça-feira, 5 de setembro de 2017

Conselho Municipal de Educação de Curitiba encaminha manifesto de apoio à instituição CAEE/EPHETA

O Manifesto de Apoio ao Centro de Atendimento Educacional Especializado – CAEE/EPHETA foi aprovado na 6.ª Reunião Ordinária do Conselho Pleno do Conselho Municipal de Educação de Curitiba – CME, realizada no dia 9 de agosto.

O CAEE/EPHETA é uma entidade que presta serviços de habilitação e reabilitação para a pessoa com deficiência auditiva, cuja mantenedora tem previsão de encerrar suas atividades no ano de 2017. Em função desta previsão e em virtude do reconhecimento e valorização do trabalho realizado, o CME mostrar-se publicamente a favor da manutenção dos atendimentos prestados pelo EPHETA.

A entidade atende atualmente 104 usuários/crianças e adolescentes na faixa etária de 0 a 17 anos, por meio de uma proposta pedagógica de ensino da língua portuguesa “Metodologia EPHETA”. Todo o trabalho educativo está organizado em seis oficinas de linguagem, desde a estimulação à Orientação profissional, com programas de apoio, suplementares e transversais. Os aspectos fundamentais que norteiam o trabalho são: o atendimento especializado; a inclusão no ensino regular; a família; programa de orientação profissional e o projeto de vida.

O Manifesto será encaminhado à mantenedora do CAEE/EPHETA, aos segmentos que compõem o CME e às Universidades Formadoras do Magistério em Curitiba.

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Conselho Municipal de Educação de Curitiba realiza 2.ª Reunião Extraordinária do Conselho Pleno

A 2.ª Reunião Extraordinária do Conselho Pleno, do Conselho Municipal de Educação de Curitiba – CME aconteceu no dia 25 de agosto e teve como pauta a Minuta com a proposta de alteração da Lei 14528/2014, que trata da eleição de diretores e vice-diretores das Escolas Municipais de Curitiba.

A proposta de alteração da Lei vem sendo discutida e foi encaminhada ao CME pela Comissão organizada pela Secretaria Municipal de Educação de Curitiba – SME para desenvolver esse trabalho. O CME conta com dois representantes nesta Comissão, a conselheira Maria Aparecida Martins dos Santos e o conselheiro Fabiano Luder.

Os conselheiros realizaram a leitura das sugestões de alteração da lei, elencadas pela Comissão no documento base, fizeram suas considerações acerca destas sugestões e as encaminharam, por intermédio dos conselheiros representantes do CME para apreciação da referida Comissão.