terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Conselho Municipal de Educação de Curitiba realiza sua 10.ª Reunião Ordinária de 2017


O Conselho Municipal de Educação de Curitiba – CME realizou nos dias 05 e 06 de dezembro, na sede do CME, a 10.ª Reunião Ordinária de Conselho Pleno do ano de 2017. Antes da abertura da 1.ª sessão, foi concedida a Tribuna Livre a pedido do Sindicato dos Servidores Municipais – SISMUC. Se pronunciaram, a conselheira Marina, a professora de educação infantil, Leslie Claus Hart, do CMEI Centro Cívico, e a mãe de uma criança do CMEI Nely Almeida, Daiane Magalhães de Oliveira, sobre a minuta de Deliberação de Educação Infantil que está em processo de discussão e aprovação no CME.

A reunião foi encaminhada pelo presidente Mauricio Pastor dos Santos e pela vice-presidente Berenice Valenzuela de Figueiredo Neves. O colegiado foi comunicado da alternância de um terço dos conselheiros, prevista em lei, que acontecerá em 2018, nos segmentos: Pais de alunos e Instituições de Ensino Superior Formadoras do Magistério – IES, Sistema Estadual de Ensino – SEE, Sindicato das Instituições Privadas – SINEPE e um do Poder Executivo.

Foram comunicados também sobre: a resposta do Núcleo de Assessoramento Jurídico da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba - NAJ/SME sobre a consulta do fornecimento de cópias das atas das reuniões de Conselho Pleno e de Câmaras; a participação da Conselheira Mariza, representando o CME, na Audiência Pública do Fórum de educação infantil do Paraná – FEIPAR, ocorrida em 28 de novembro, na Universidade Federal do Paraná; os cumprimentos da Secretária Maria Silvia ao Conselho, pela conquista do 2.º lugar, no Prêmio Nacional Vilmar Rosa de Mendonça – Experiências Exitosas dos CMEs; a apresentação de sugestões encaminhadas da consulta Pública do Conselho Estadual de Educação do Paraná – CEE/PR aos municípios que têm Conselho Municipal de Educação constituído, a respeito de Deliberação sobre as Normas para Organização Escolar, Projeto Político-Pedagógico, Regimento Escolar e Período Letivo.

Foi realizada uma breve explanação pela assessora técnico-pedagógica – ATP do CME, Vera Lucia Bandeira sobre o Curso de Formação de Conselheiros, que ocorreu na sede do Conselho, Vera salientou as importantes palestras que ocorreram no decorrer do curso. Sobre o Plano Nacional de Formação de Professores – PARFOR, a ATP Maria Cristina Elias Esper Stival explicou que a partir de 2018 a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação, Coordenação Paraná – UNCME/PR representará todos os conselhos do Paraná no PARFOR; sobre o Grupo de trabalho que está desenvolvendo um documento sobre o Regime de Colaboração entre CME e CEE, a coordenadora dos trabalhos, ATP Vivian Rita, informou que o processo está em fase de conclusão e em 2018 será apresentado à plenária.

Os conselheiros e ATPs que participaram de eventos nos meses de novembro e dezembro fizeram seus relatos durante o Pleno. O presidente Mauricio fez a apresentação do XXVII Encontro Nacional da UNCME ocorrido na cidade de Ilhéus – BA, de 26 a 29 de novembro de 2017, apresentou o vídeo de sua explanação no Encontro e reiterou os parabéns ao Conselho pelo prêmio recebido. A ATP Vera e a conselheira Vanessa falaram sobre o 11.º Seminário do 1.º Fórum Municipal de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Curitiba; A ATP Maria Cristina relatou o Encontro para promoção do Pacto Universitário em Direitos Humanos, MEC/MJC em parceria com Instituições de Ensino Superior.

No momento destinado a explanação do trabalho das Comissões, a Comissão de Educação Especial apresentou o ofício recebido do Conselho Nacional de Educação respondendo ao questionamento da Comissão de Educação Especial do CME sobre a utilização de nomenclatura específica; a Comissão de Análise de Processos de Credenciamento e Autorização de Funcionamento apresentou seu Plano de Trabalho para 2018. A Comissão Temporária para Estudos da Tramitação dos Projetos de Lei que versem sobre Educação da Câmara Municipal de Curitiba – CMC comunicou ao Pleno que estão organizando um fluxograma para a análise dos projetos vindos da CMC e que o mesmo será apresentado ao Conselho em 2018.

Na explanação das Câmaras, a Câmara do Ensino Fundamental comunicou que em 2018, entre outras demandas, dará início à construção da Deliberação da Educação de Jovens e Adultos – EJA e que também trabalhará em conjunto com a Câmara de Gestão do Sistema, em reuniões bimestrais para cumprir a Meta 7 do Plano de Metas – “acompanhamento dos resultados de avaliações do rendimento escolar, realizadas por órgãos oficiais do governo federal e municipal”. A Câmara de Educação Infantil aguardará a finalização da Deliberação em 2018 e está construindo o documento sobre a transição da educação infantil para o ensino fundamental e a Câmara de Gestão do Sistema comentou sobre a dificuldade de quórum em suas reuniões de câmara.

Nesta 10.ª RO foi realizada pela Conselheira Marina, pertencente ao segmento do SISMUC, a apresentação de seu voto com relação ao pedido de vista à Deliberação da Educação Infantil. O processo de votação foi novamente adiado em função de outro pedido de vista pela conselheira Maria Iolanda Fontana, do segmento das Instituições de Ensino Superior Formadoras do Magistério – IES.

Após leitura das orientações sugeridas pelo Núcleo de Assessoramento Jurídico da SME na Minuta do Regimento Interno do CME, o mesmo foi aprovado por unanimidade e passará a vigorar em 2018.

Uma das questões discutidas pelos conselheiros se refere a solicitação da Procuradoria do Trabalho Coordenadoria Regional da CODEMAT (Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho) do cumprimento da Lei n. 12645/2012, e consequente abordagem da instituição do dia 10 de outubro, dedicado à segurança e saúde nas escolas entre o público em idade escolar, buscando a prevenção do elevado número de acidentes de trabalho e de doenças ocupacionais em nosso pais. A plenária decidiu por verificar junto à SME quais ações vem sendo realizadas nas unidades da RME. Quanto a participação do CME na CONAPE - Conferência Nacional Popular de Educação foi deliberado pelo Pleno que o CME não participará e que cada segmento poderá participar individualmente.

No encerramento da pauta da última reunião de 2017 o conselheiro Pedro Roberto Wiens fez a leitura de uma mensagem de fim de ano a todo o Conselho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário