quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Curso de Formação Continuada de Conselheiros Municipais de Educação é avaliado

Com o objetivo de avaliar o curso de Formação Continuada para Conselheiros Municipais de Educação, na modalidade de Educação à Distância, coordenadores e tutores reuniram-se na sede do Conselho Municipal de Educação de Curitiba - CME no dia 24 de fevereiro.


O curso que aconteceu no período de junho a dezembro de 2013, é uma iniciativa, em âmbito Nacional, do Ministério da Educação - MEC; Secretaria de Educação Básica - SEB; Coordenação Geral de Redes Públicas - CGRP. Foi efetivado com a parceria da Universidade Federal do Paraná - UFPR, da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação - Regional Paraná - UNCME-PR e do Conselho Municipal de Educação de Curitiba - CME e teve como público alvo conselheiros municipais de educação em efetivo exercício e técnico do quadro efetivo das secretarias da educação dos municípios.


Estiveram presentes à reunião Everly Marques Canto, articuladora do Projeto de Formação Continuada para Conselheiros Municipais de Educação, na qualidade, na época (2013), de presidente da UNCME-PR; Fabíola Soares, atual presidente da UNCME-PR e presidente do Conselho Municipal de Educação de Paranaguá - COMED; a vice-presidente do COMED Paranaguá, Simone Pereira de Mello; Maria Aparecida da Silva, vice-presidente do CME de Curitiba e as coordenadoras e tutoras do Projeto:


Andréa do Rocio Caldas, coordenadora do Projeto pela UFPR; Berenice Valenzuela de Figueiredo Neves, coordenadora adjunta pedagógica; Josiane Gonçalves Santos, supervisora do curso; Aline Chalus Vernick Carissimi, tutora do Polo "Ivaiporã" - com 15 concluintes; Cíntia Caldonazo Wendler, tutora do Polo "Cascavel" - com 12 concluintes; Clarice Martins de Souza Batista, tutora do Polo "Sarandi" - com 22 concluintes; Maria Cristina Elias Esper Stival, tutora do Polo "Litoral" - com 25 concluintes e Neura Maria Weber Maron, tutora do Polo "Curitiba" com 32 concluintes.

Essa reunião levantou indicativos para elaboração do relatório de encerramento do curso de Formação Continuada para Conselheiros Municipais de Educação.




quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Nova Diretoria do Conselho Municipal de Educação de Curitiba toma posse para o triênio 2014/2016


Berenice Valenzuela de Figueiredo Neve e Maria Aparecida da Silva
A votação para escolha da nova diretoria do Conselho Municipal de Educação de Curitiba – CME foi realizada na 10.ª RO do Conselho Pleno do CME, em 11 de dezembro de 2013; de acordo com o Regimento Interno do Órgão a posse deve ocorrer na sessão imediatamente posterior à nomeação.

A posse das conselheiras eleitas, Berenice Valenzuela de Figueiredo Neves e Maria Aparecida da Silva, presidente e vice-presidente, respectivamente, aconteceu na 1.ª Reunião Ordinária do Conselho Pleno do CME, no dia 18 de fevereiro de 2014, atendendo ao Decreto de Nomeação n.º 63 de 28 de janeiro de 2014, publicado no DOM n.º 21 de 30 de janeiro de 2014.


Este evento contou com a participação dos conselheiros convocados para a primeira reunião de trabalho do Órgão, segundo o Calendário Oficial de 2014 e, também, contou com a presença de convidados especiais, como:


  •   Professora Doutora Roberlayne de Oliveira Borges Roballo, Secretária Municipal da Educação de Curitiba que, neste ato, representou o Chefe do Executivo, Prefeito Gustavo Fruet;
  • Vereador Paulo Salamuni, presidente da Câmara Municipal de Curitiba;
  • Professor Doutor Rogério Andrade Molinari, vice-reitor da Universidade Federal do Paraná, representando o Professor Doutor Zaki Akel Sobrinho, reitor da UFPr;
  • Professor René Wagner Ramos, da Superintendência de Educação da SEED/PR, representando o Professor Flávio Arns, Secretário de Estado da Educação do Pr;
  • Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho, superintendente executivo da SME;
  • Conselheiro Municipal de Educação Pedro Roberto Wiens, representando o Presidente do SINEPE/PR, Jacir Venturi;
  • Professor Marcelo Cruz, representando a Irmã Anete Giordani, presidente da Associação Comunitária dos Centros de Educação Infantil;
  • Professora Charlene Elias Pizzaia, representando a professora Maria Verônica Silva, Chefe do Núcleo de Educação de Curitiba, SEED/PR.
A presidente empossada, Professora Berenice Valenzuela de Figueiredo Neves, destacou que “assumir a presidência do Órgão Normativo do Sistema Municipal de Ensino de Curitiba é um ato de grande responsabilidade no processo de consolidação das bases do Conselho Municipal de Educação”; destacou, também, algumas metas que estarão na pauta do Órgão neste ano que inicia, como:
1. Revisão da Deliberação CME n.º 02/2012 em atendimento às novas medidas editadas e publicadas na Lei Federal n.º 12.796/2013;
2. Publicação de Princípios e Normas para a Educação Especial;
3. Publicação de Princípios e Normas para a Educação Integral
4. Publicação de Princípios e Normas para a Educação de Jovens e Adultos
5. Acompanhar a execução do Plano de Ações Articuladas – PAR da SME;
6. Definição de diretrizes de orientação à escolha de gestores educacionais;
7. Revisão do Regimento Interno do Conselho Municipal de Educação;
8. Definir Diretrizes Operacionais sobre Documentação Escolar para o SISMEN;
9. Definição de Diretrizes Pedagógicas de orientação à organização do trabalho escolar na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental;
10. Plano Municipal de Educação para o SISMEN;
11. Dentre outros...

Posse Conselheiros Segmento dos Pais: Fabiano Luder e Fábio Ferreira Rodrigues
Merecem destaque também, as palavras da Professora Maria Aparecida da Silva, falando já na condição de vice-presidente, quando enfatiza que: “A política pública é esfera privilegiada de atuação do Conselho Municipal de Educação, uma vez que é a partir do Estado / das instituições do Poder Público (e das intervenções sociais) que são traçadas e efetivadas as ações em prol da educação que se pretende com a mais alta qualidade para todos os cidadãos (os que freqüentam a escola pública e os que freqüentam a escola privada).”
“Nesse sentido, como conselheiros de educação, atuando em diferentes segmentos representativos, diante das decisões a serem tomadas, temos sempre o desafio de nos interrogar sobre em que medida as decisões tomadas possibilitam a efetivação do direito formalizado em direito real”.
Nova Diretoria e Everly Marques Canto - 1.ª presidente do CME de Curitiba
“Sabemos que a escola não é redentora da sociedade, pois é parte dela e carrega inúmeras contradições, mas como afirma o prof. Dermeval Saviani desde a década de 1980, “a educação se relaciona dialeticamente com a sociedade. Nesse sentido, ainda que elemento determinado, não deixa de influenciar o elemento determinante. Ainda que secundário, nem por isso deixa de ser instrumento importante e por vezes decisivo no processo de transformação da sociedade.” (Saviani, em Escola e Democracia, 1984, p. 69)”.

O Conselho de Educação de Curitiba foi implantado pela Lei n.º 12.081 de 19 de dezembro de 2006; é o órgão colegiado integrante do Sistema Municipal de Ensino, de caráter permanente e autônomo, com funções normativa, deliberativa, consultiva, fiscalizadora, mobilizadora e de controle social, de forma a assegurar a participação da sociedade na gestão da educação municipal, por meio da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba.
A Composição do CME tem caráter representativo e é constituído de quinze membros titulares e respectivos suplentes, que representam os segmentos:
I – do Poder Executivo Municipal;
II – das instituições de educação infantil conveniadas, indicado pelo seu órgão representativo – ACCEIS;
III – dos servidores da educação, indicado pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Curitiba – SISMUC;
IV – Sindicato do Magistério Municipal de Curitiba - SISMMAC
V – dos pais de alunos, membro de entidade que os congrega junto à rede escolar municipal e que, prioritariamente, seja integrante:
a) do Conselho de uma Escola Municipal – EM;
b) do Conselho de um Centro Municipal de Educação Infantil – CMEI;
c) de uma Associação de Pais, Professores e Funcionários – APPF;
d) de uma Associação de Pais e Funcionários – APF.
VI – das escolas particulares de Educação Infantil, indicado pelo Sindicato das Escolas Particulares do Estado do Paraná – SINEPE/PR;
VII – do Sistema Estadual de Ensino;
IX – das Instituições de Ensino Superior de Curitiba, formadoras do magistério;
 representante indicado pela Câmara Municipal de Curitiba, indicado pelo seu presidente.



quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Conselho Municipal de Educação de Curitiba realiza primeira reunião de 2014 com a Equipe Gestora

A reunião, prevista em calendário, aconteceu no dia 07 de fevereiro, na Sala Prefeito Maurício Fruet, na sede do Conselho Municipal de Educação de Curitiba – CME e teve como objetivo a discussão da pauta para organização da 1.ª Reunião Ordinária do Conselho Pleno do CME que ocorrerá nos dias 18 e 19 de fevereiro no CME.

Estiveram presentes as conselheiras: Berenice Valenzuela de Figueiredo Neves e Liana Márcia Justen, presidente e vice-presidente do CME, respectivamente; Elizabeth Helena Baptista Ramos, representando a Câmara de Educação Infantil; Maria Aparecida da Silva, Marlene Aparecida Comin de Araújo, Vera Lúcia Bandeira e Maria Cristina Stival, assessoras técnico-pedagógicas; Neura Maria Weber Maron, também assessora técnico-pedagógica; Everly Marques Canto, Rosane Terezinha Draghetti e Robeli Cristine Prodossimo Kracheski, da equipe interna.

Entre os itens discutidos na pauta estavam: a posse da nova diretoria, eleita na última Reunião Ordinária do Conselho Pleno do CME, realizada em dezembro de 2013; o Calendário de atividades do CME – 2014, aprovado na 10.ª Reunião Ordinária de 2013; os encaminhamentos propostos pela coordenadora geral de Educação Infantil, da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação – MEC, professora Rita Coelho, no dia 16 de dezembro de 2013, em encontro realizado na sede do CME; o tema versou sobre as implicações da Lei n.º 12.796 de 04 de abril de 2013 na Deliberação CME n.º 02/2012 que estabelece os “Princípios e Normas para a Educação Infantil no SISMEN”; o Grupo de Estudos criado pela Secretaria Municipal da Educação de Curitiba para tratar da revisão da Lei de Eleição de Diretores; proteção e direitos da pessoa com transtorno do Espectro Autista - TEA; Plano de Metas do CME; metodologia de acompanhamento às ações previstas no Plano de Ações Articuladas - PAR; estes entre outros.


sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Conselho Municipal de Educação de Curitiba recebe coordenadora geral da Educação Infantil do Ministério da Educação

















O Conselho Municipal de Educação de Curitiba - CME recebeu, no dia 16 de dezembro, a Professora Rita de Cássia de Freitas Coelho, coordenadora geral de Educação Infantil, desde outubro de 2007, da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação - MEC.

A pedido do CME, a professora Rita tratou do tema "As implicações da Lei n.º 12.796 de 04 de abril de 2013, que altera a Lei n.º 9394/96, na Deliberação CME n.º 02/2012 que estabelece os "Princípios e Normas para a Educação Infantil no Sistema Municipal de Ensino de Curitiba - SISMEN.

O objetivo do encontro foi o de obter uma análise criteriosa quanto a possíveis adequações/alterações que precisem ser feitas na Deliberação citada, a luz da nova legislação.

Estiveram presentes a presidente do CME Berenice Valenzuela de Figueiredo Neves, as assessoras técnico-pedagógicas, Maria Cristina Elias Esper Stival, Vera Lúcia Bandeira, estas também conselheiras,  e Neura Maria Weber Maron. A Secretária-geral do CME Rosane Terezinha Draghetti e integrantes da equipe administrativa do CME. Participaram do Encontro, conselheiros da Câmara de Educação Infantil: Elizabeth Helena Baptista Ramos, Kelen Patricia Collarino, Claudete Pereira de Assunção, Michele Jaremczyk, Ingrid Koop WinterMaria Aparecida Martins Santos, Christiane Izabella Schunig e Pedro Roberto Wiens; e da Câmara de Gestão do Sistema, as conselheiras Maria Aparecida da Silva e Maria Cristina Baptista Ramos. Participaram como convidados, a Secretaria Municipal da Educação de Curitiba, com representantes da Coordenadoria Técnica de Estrutura e Funcionamento do Ensino, com Leusy do Rocio Cordeiro Soares dos Reis e Marcia Christina Gutierrez; dos Departamentos de Ensino Fundamental e de Educação Infantil, Maria da Glória Galeb e Regina Manosso Cartaxo, respectivamente; e do Ministério Público do Estado do Paraná, a promotora de justiça Doutora Hirmínia Dorigan de Matos Diniz.

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Última reunião Ordinária do ano de 2013 é marcada pela Eleição da nova diretoria do Conselho Municipal de Educação de Curitiba

 A eleição aconteceu na 2.ª sessão da 10.ª Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Educação de Curitiba – CME, ocorrida no dia 11 de dezembro. O voto foi secreto, conforme manda o Regimento Interno do CME, Capítulo VIII, Seção I, §2.º “em todas as votações, a eleição se dará por meio de voto secreto”.

Foram eleitas para presidência e a vice-presidência, respectivamente, as Conselheiras Berenice Valenzuela de Figueiredo Neves e Maria Aparecida da Silva, ambas do segmento do poder executivo municipal.

Nesta eleição, somente uma chapa foi apresentada e escolhida por unanimidade dos conselheiros presentes.
A posse da nova diretoria, que exercerá mandato no período de 2014 a 2016, ocorrerá na primeira Reunião Ordinária do CME em 2014.

Berenice Valenzuela de Figueiredo Neves foi reeleita, pelo Conselho Pleno, para exercer o cargo de presidente. Berenice esteve na presidência no período de agosto a dezembro de 2013, substituindo a gestão anterior em função de vacância simultânea dos cargos de presidente e vice-presidente, conforme preconizado no parágrafo 9.º do Art. 28 do Regimento Interno do CME, que trata "em caso de vacância simultânea dos cargos de presidente e vice-presidente em ano eleitoral do CME, o Conselho Pleno definirá a forma de substituição para término de mandato". O Conselho Pleno definiu, na época que a escolha para substituição da diretoria, para o término de mandato, seria feita por aclamação e foram escolhidas as conselheiras Berenice Valenzuela de Figueiredo Neves e Liana Marcia Justen, como presidente e a vice-presidente, respectivamente.

Berenice foi assessora técnico-pedagógica do Conselho Municipal de Educação de Curitiba de 2008 a 2013. Pedagoga de formação e Especialista em Educação na área de Currículo, pela Universidade Federal do Paraná. Atuou como docente no Curso de “Gestão e Liderança Educacional”, ofertado pelo programa de Pós-graduação da FAE, sendo responsável pelo desenvolvimento do Módulo “Gestão Democrática”. Atuou como consultora técnica para organização do Plano Municipal de Educação do Município de Almirante Tamandaré, Paraná, pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Exerceu a função de Diretora pedagógica da Universidade do Professor, órgão da Secretaria da Educação do Estado do Paraná. Na Secretaria Municipal da Educação de Curitiba já exerceu as funções de: assessora técnico-pedagógica e de projetos do gabinete da SME; gerente da gerência do ensino fundamental e pré-escolar; diretora do Departamento de Educação; diretora da Escola Romário Martins, na época, denominada Palmas, e da Escola Anísio Teixeira, anteriormente denominada Nova Esperança. Atualmente exerce o cargo de conselheira titular no Conselho Municipal de Educação de Curitiba, representando o segmento do poder executivo.

Maria Aparecida da Silva é mestre em educação pela Universidade Federal do Paraná, com a linha de pesquisa em políticas e gestão da educação. Profissional do magistério da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, desde 1992, com experiência em anos iniciais do ensino fundamental e educação infantil, atuando como professora e pedagoga. Experiência em formação de docentes, no ensino superior. Atualmente trabalha na Secretaria Municipal da Educação de Curitiba na equipe de Gestão Escolar do Ensino Fundamental e exerce o cargo de conselheira titular no Conselho Municipal de Educação de Curitiba, representando o segmento do poder executivo.