quarta-feira, 22 de junho de 2011

Tem início em Curitiba Ciclo de Palestras Preparatórias para a I Conferência Municipal de Educação



O Ciclo de Palestras Preparatórias para a I Conferência Municipal de Educação teve início ontem, 21 de junho, no Centro de Convenções de Curitiba. A abertura do evento foi feita pela secretária municipal da Educação, Liliane Casagrande Sabbag, e pela presidente do Conselho Municipal de Educação, Everly Marques Canto. Ambas evidenciaram a importância deste trabalho e da participação dos diversos segmentos da sociedade no acompanhamento e nas discussões dos temas propostos para a Conferência.
O objetivo principal do Ciclo de Palestras é a preparação para a Conferência Municipal de Educação, que dará subsídios à elaboração do primeiro Plano Municipal de Educação no Município de Curitiba.

A palestra de abertura teve como tema Avaliação e foi proferida pela Prof.a Dra. Mônica Ribeiro da Silva, da Universidade Federal do Paraná.
Durante a palestra, a Prof.a Mônica discorreu sobre vários aspectos que envolvem a avaliação, como pressupostos, âmbito de abrangência, finalidade, necessidade da avaliação institucional e projeto político pedagógico enquanto forma de planejamento coletivo, dialógico e orientador das ações escolares. Segundo a Prof.a Mônica, por meio do projeto político pedagógico é que se consegue interferir na qualidade de ensino, nele é que a escola vai enfatizar que tipo de cidadão quer formar. Ela salientou ainda que a avaliação, nesse contexto abordado, é um elemento importantíssimo em três âmbitos, ou seja, o geral, envolvendo toda a Rede de Ensino, o intermediário, que foca a escola como instituição de educação, e, por fim, a sala de aula, no contato direto entre professor e aluno. A Prof.a Mônica afirmou que a criança de hoje é culturalmente diferente da criança de alguns anos atrás. Possui outra dinâmica de aprendizagem, pois convive com inúmeros interlocutores ao mesmo tempo, e a avaliação para que se efetive necessita acompanhar as mudanças.

As palestras terão continuidade na próxima semana, quando serão abordados temas como Gestão e Financiamento da Educação, Inclusão e Diversidade e Educação Integral.

Você sabe o que é uma Conferência Municipal de Educação?

Segundo a apostila de subsídios para o planejamento de Conferência Municipal de Educação, da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação:
“Uma conferência é um processo em que as pessoas se reúnem, discutem os temas propostos expondo diversos pontos de vista, deliberam coletivamente e, a partir dos debates locais, escolhem representantes que levam adiante as ideias que tenham a concordância de todos” (MMA, 2005).

Constitui um instrumento democrático de participação popular na definição e no acompanhamento da política educacional no âmbito do município, tendo como objetivos:
- realizar um diagnóstico da situação educacional no município;
- conhecer e discutir as propostas pedagógicas em desenvolvimento nas escolas;
- discutir e eleger prioridades para a educação no município;
- definir diretrizes, objetivos e metas para a educação no município;
- avaliar a implementação das diretrizes e metas educacionais no município;
- discutir e propor diretrizes, metas e ações para a elaboração do Plano Municipal de Educação – PME;
- discutir diretrizes para a revisão e atualização do Plano Municipal de Educação.

Complementando os objetivos gerais, os objetivos específicos podem ser detalhados, no sentido de:
- promover intercâmbio entre a sociedade civil e os profissionais da educação;
- discutir e propor ações para uma política de Inclusão Social;
- propor programas de valorização dos profissionais da educação;
- discutir temas educacionais com repercussão nacional, âmbito em que o município tem sua parcela de influência;
- estudar ações que reflitam sobre mecanismos de uma política de gestão democrática com inclusão.

Programação das Palestras:

Dia 27 de junho
Gestão e financiamento da educação
Eloísa Lück
Andréa Barbosa Gouveia

Dia 28 de junho
Inclusão e diversidade
Ronaldo Schwantes
Paulo Vinícius Baptista da Silva
Toni Reis

Dia 29 de junho
Educação integral
Miguel Arroyo
Observação: Não é necessária inscrição prévia

As palestras acontecem no Centro de Convenções de Curitiba, na Rua Barão do Rio Branco, 370, sempre a partir das 19 horas.


A cada palestra será fornecido um certificado ao participante.

Texto e Imagens: Silvana Cordeiro de Mello



segunda-feira, 20 de junho de 2011

Gestores do Arquivo Público Municipal de Curitiba esclarecem dúvidas sobre arquivamento

O encontro aconteceu no último dia 14 de junho, terça-feira, no Centro de Capacitação da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba à convite da Presidente do Conselho Municipal de Educação e Coordenadora da UNCME-PR Everly R. Marques Canto.
A equipe interna do Conselho Municipal de Educação de Curitiba, que também da apoio à UNCME-PR, recebeu, orientações de como trabalhar com documentos em uma perspectiva de preservação e longevidade dos mesmos. As orientações foram repassadas pela equipe do Arquivo Público Municipal, através do seu Diretor Rubens Zampieri, da Gerente de Gestão Documental Maria Isabel Borba Soppa e da Chefe da Divisão de Preservação e Conservação de Documentos Clicéia Pereira.
As orientações vem ao encontro da necessidade, cada vez mais preemente, de se trabalhar de maneira efetiva com o arquivamento em vários tipos de suportes, como papel, fitas K7, DVDs, microfilmes e outros. Com esses cuidados o Conselho Municipal de Educação de Curitiba cumpre o disposto na Constituição de 1988 que diz em seu Artigo 23 - é competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios:
III - proteger os documentos, as obras e outros bens de valor histórico, artístico e cultural.


Conselho Municipal de Educação e Secretaria Municipal da Educação de Curitiba iniciam Ciclo de Palestras Preparatórias para I Conferência Municipal de Educação

O Conselho Municipal de Educação e a Secretaria Municipal da Educação de Curitiba iniciam no próximo 21 de junho o Ciclo de Palestras Preparatórias para a I Conferência Municipal de Educação.
As palestras acontecerão no Centro de Convenções de Curitiba, na Rua Barão do Rio Branco, 370, a partir das 19 horas.

Programação:
Dia 21 de junho
Avaliação
Mônica Ribeiro da Silva

Dia 27 de junho
Gestão e financiamento da educação
Eloísa Lück
Andréa Barbosa Gouveia

Dia 28 de junho
Inclusão e Diversidade
Ronaldo Schwantes
Paulo Vinícius Baptista da Silva
Toni Reis

Dia 29 de junho
Educação integral
Miguel Arroyo

Observação: Não é necessária inscrição prévia

segunda-feira, 13 de junho de 2011

VOCÊ SABE A QUAL REGIÃO GEOGRÁFICA SEU MUNICÍPIO PERTENCE?

01 - REGIÃO GEOGRÁFICA NOROESTE PARANAENSE
Alto Paraíso, Alto Paraná, Alto Piquiri, Altônia, Amaporã, Brasilândia do Sul, Cafezal do Sul, Cianorte, Cidade Gaúcha, Cruzeiro do Oeste, Cruzeiro do Sul, Diamante do Norte, Douradina, Esperança Nova, Francisco Alves, Guairaçá, Guaporema, Icaraíma, Inajá, Indianópolis, Iporã, Itaúna do Sul, Ivaté, Japurá, Jardim Olinda, Jussara, Loanda, Maria Helena, Marilena, Mariluz, Mirador, Nova Aliança do Ivaí, Nova Londrina, Nova Olímpia, Paraíso do Norte, Paranacity, Paranapoema, Paranavaí, Perobal, Pérola, Planaltina do Paraná, Porto Rico, Querência do Norte, Rondon, Santa Cruz de Monte Castelo, Santa Isabel do Ivaí, Santa Mônica, Santo Antonio do Caiuá, São Carlos do Ivaí, São João do Caiuá, São Jorge do Patrocínio, São Manoel do Paraná, São Pedro do Paraná, São Tomé, Tamboara, Tapejara, Tapira, Terra Rica, Tuneiras do Oeste, Umuarama, Xambrê.

02 - REGIÃO GEOGRÁFICA CENTRO-OCIDENTAL PARANAENSE
Altamira do Paraná, Araruna, Barbosa Ferraz, Boa Esperança, Campina da Lagoa, Campo Mourão, Corumbataí do Sul, Engenheiro Beltrão, Farol, Fênix, Goioerê, Iretama, Janiópolis, Juranda, Luiziana, Mamborê, Moreira Sales, Nova Cantu Peabiru, Quarto Centenário, Quinta do Sol, Rancho Alegre D'Oeste, Roncador, Terra Boa, Ubiratã.

03 - REGIÃO GEOGRÁFICA NORTE CENTRAL PARANAENSE
Alvorada do Sul, Ângulo, Apucarana, Arapongas, Arapuã, Ariranha do Ivaí, Astorga, Atalaia, Bela Vista do Paraíso, Bom Sucesso, Borrazópolis, Cafeara, Califórnia, Cambé, Cambira, Cândido de Abreu, Centenário do Sul, Colorado, Cruzmaltina, Doutor Camargo, Faxinal, Floraí, Floresta, Florestópolis, Flórida, Godoy Moreira, Grandes Rios, Guaraci, Ibiporã, Iguaraçu, Itaguajé, Itambé, Ivaiporã, Ivatuba, Jaguapitã, Jandaia do Sul, Jardim Alegre, Kaloré, Lidianópolis, Lobato, Londrina, Lunardelli, Lupionópolis, Mandaguaçu, Mandaguari, Manoel Ribas, Marialva, Marilândia do Sul, Maringá, Marumbi, Mauá da Serra, Miraselva, Munhoz de Melo, Nossa Senhora das Graças, Nova Esperança, Nova Tebas, Novo Itacolomi, Ourizona, Paiçandu, Pitangueiras, Porecatu, Prado Ferreira, Presidente Castelo Branco, Primeiro de Maio, Rio Bom, Rio Branco do Ivaí, Rolândia, Rosário do Ivaí, Sabáudia, Santa Fé, Santa Inês, Santo Inácio, São João do Ivaí, São Jorge do Ivaí, São Pedro do Ivaí, Sarandi, Sertanópolis, Tamarana, Uniflor.

04 - REGIÃO GEOGRÁFICA NORTE PIONEIRO PARANAENSE
Abatiá, Andirá, Assaí, Bandeirantes, Barra do Jacaré, Cambará, Carlópolis, Congonhinhas, Conselheiro Mairinck, Cornélio Procópio, Curiúva, Figueira, Guapirama, Ibaiti, Itambaracá, Jaboti, Jacarezinho, Japira,Jataizinho, Joaquim Távora, Jundiaí do Sul, Leópolis, Nova América da Colina, Nova Fátima, Nova Santa Bárbara, Pinhalão, Quatiguá, Rancho Alegre, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal, Salto do Itararé, Santa Amélia, Santa Cecília do Pavão, Santa Mariana, Santana do Itararé, Santo Antônio da Platina, Santo Antônio do Paraíso, São Jerônimo da Serra, São José da Boa Vista, São Sebastião da Amoreira, Sapopema, Sertaneja, Siqueira Campos, Tomazina, Uraí, Wenceslau Braz.

05 - REGIÃO GEOGRÁFICA CENTRO-ORIENTAL PARANAENSE
Arapoti, Carambeí, Castro, Imbaú, Jaguariaíva, Ortigueira, Palmeira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Reserva, Sengés, Telêmaco Borba, Tibagi, Ventania.

06 - REGIÃO GEOGRÁFICA OESTE PARANAENSE
Anahy, Assis Chateaubriand, Boa Vista da Aparecida, Braganey, Cafelândia, Campo Bonito, Capitão Leônidas Marques, Cascavel, Catanduvas, Céu Azul, Corbélia, Diamante do Sul, Diamante D'Oeste, Entre Rios do Oeste, Formosa do Oeste, Foz do Iguaçu, Guaíra, Guaraniaçu, Ibema, Iguatu, Iracema do Oeste, Itaipulândia, Jesuítas, Lindoeste, Marechal Cândido Rondon, Maripá, Matelândia, Medianeira, Mercedes, Missal, Nova Aurora, Nova Santa Rosa, Ouro Verde do Oeste, Palotina, Pato Bragado, Quatro Pontes, Ramilândia, Santa Helena, Santa Lúcia, Santa Tereza do Oeste, Santa Terezinha de Itaipu, São José das Palmeiras, São Miguel do Iguaçu, São Pedro do Iguaçu, Serranópolis do Iguaçu, Terra Roxa, Toledo, Três Barras do Paraná, Tupãssi, Vera Cruz do Oeste.

07 - REGIÃO GEOGRÁFICA SUDOESTE PARANAENSE
Ampére, Barracão, Bela Vista da Caroba, Boa Esperança do Iguaçu, Bom Jesus do Sul, Bom Sucesso do Sul, Capanema, Chopinzinho, Clevelândia, Coronel Domingos Soares, Coronel Vivida, Cruzeiro do Iguaçu, Dois Vizinhos, Enéas Marques, Flor da Serra do Sul, Francisco Beltrão, Honório Serpa, Itapejara d'Oeste, Manfrinópolis, Mangueirinha, Mariópolis, Marmeleiro, Nova Esperança do Sudoeste, Nova Prata do Iguaçu, Palmas, Pato Branco, Pérola d'Oeste, Pinhal de São Bento, Planalto, Pranchita, Realeza, Renascença, Salgado Filho, Salto do Lontra, Santa Izabel do Oeste, Santo Antônio do Sudoeste, São João, São Jorge d'Oeste, Saudade do Iguaçu, Sulina Verê, Vitorino.

08 – REGIÃO GEOGRÁFICA CENTRO-SUL PARANAENSE
Boa Ventura de São Roque, Campina do Simão, Candói, Cantagalo, Espigão Alto do Iguaçu, Foz do Jordão, Goioxim, Guarapuava, Inácio Martins, Laranjal, Laranjeiras do Sul, Marquinho, Mato Rico, Nova Laranjeiras, Palmital, Pinhão, Pitanga, Porto Barreiro, Quedas do Iguaçu, Reserva do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu, Santa Maria do Oeste, Turvo, Virmond.

09 - REGIÃO GEOGRÁFICA SUDESTE PARANAENSE
Antônio Olinto, Bituruna, Cruz Machado, Fernandes Pinheiro, General Carneiro, Guamiranga, Imbituva, Ipiranga, Irati, Ivaí, Mallet, Paula Freitas, Paulo Frontin, Porto Vitória, Prudentópolis, Rebouças, Rio Azul, São João do Triunfo, São Mateus do Sul, Teixeira Soares, União da Vitória.

10 - REGIÃO GEOGRÁFICA METROPOLITANA DE CURITIBA
Adrianópolis, Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Antonina, Araucária, Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo do Tenente, Campo Largo, Campo Magro, Cerro Azul, Colombo, Contenda, Curitiba, Doutor Ulysses, Fazenda Rio Grande, Guaraqueçaba, Guaratuba, Itaperuçu, Lapa, Mandirituba, Matinhos, Morretes, Paranaguá, Piên, Pinhais, Piraquara, Pontal do Paraná, Porto Amazonas, Quatro Barras, Quitandinha, Rio Branco do Sul, Rio Negro, São José dos Pinhais, Tijucas do Sul, Tunas do Paraná.

5ª Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Educação de Curitiba

A 5ª Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Educação de Curitiba aconteceu no Centro de Capacitação da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba; a 1.ª sessão no dia 09.06.2011 (quinta-feira), das 14h00 às 18h00 e, a 2.ª sessão no dia 10.06.2011 (sexta-feira), das 08h00 às 12h00.

Assuntos na pauta:

* Avaliação da metodologia adotada para realização da I Audiência Pública do Conselho Municipal de Educação, que apresentou a proposta de Deliberação da Educação Infantil do SISMEN, no dia 19 de abril de 2011, no salão de Atos do Parque Barigui.
- A avaliação feita pelos conselheiros foi extremamente positiva quanto à metodologia adotada.

* Organização da I Conferência Municipal de Educação de Curitiba
- Relato sobre os encaminhamentos pelos representantes do CME na  
  Comissão.
- Instalação da Conferência: dia, horário, local e palestra estão sendo
  definidos e, posteriormente, serão informados. 
- Assim também, as etapas seguintes estão sendo organizadas e,
  posteriormente, serão informados.

* Divulgação do I Seminário Estadual de Sistemas de Ensino de Santa Catarina que acontecerá em Lages nos dias 04 e 05 de julho de 2011.

* Apresentação de trabalhos e participação dos conselheiros municipais de educação no X CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE e I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO – SIRSSE, com a temática “Formação para mudanças no contexto da educação: políticas, representações sociais e práticas” a serem realizados no período de 7 a 10 de novembro de 2011, na PUCPR - Campus Curitiba.

* Indicação de membros para compor o “Comitê Gestor Local” do PAR – Programa de Ações Articuladas – programa do governo federal.

* Proposta de deliberação que estabelece as Normas de autorização de funcionamento para as instituições de ensino fundamental do SISMEN.

* Perfil do Gestor Escolar: documento em elaboração pela Câmara de Gestão do Sistema. Neste momento, a Secretaria Municipal de Educação de Curitiba – SME
institui uma comissão que está estudando a Lei de Eleição de Diretores, tendo em vista que este ano é ano de eleição nas escolas. O CME tem representante na Comissão.

* A Câmara de Educação Infantil atualizou o CME quanto ao andamento dos trabalhos de análise das contribuições recebidas na I Audiência Pública que apresentou a proposta de Deliberação da Educação Infantil do SISMEN.




sexta-feira, 10 de junho de 2011

UNCME/PR recebe a visita do Coordenador da UNCME/SE


Visita à Secretaria Municipal da Educação de Curitiba

A Coordenadora da UNCME Paraná e também Presidente do Conselho Municipal de Educação de Curitiba Everly R. Marques Canto recebeu a visita do Coordenador Estadual da UNCME Sergipe, professor Humberto Gonzaga. A visita aconteceu no último dia 31 de maio. Por ocasião da visita, o Coordenador da UNCME/SE teve a oportunidade de conhecer a nova sede do Conselho Municipal de Educação de Curitiba, e foi recebido na Secretaria Municipal da Educação pela Secretária da Educação Liliane Casagrande Sabbag. Além de vários setores da SME, o professor Humberto teve a oportunidade de conhecer alguns projetos desenvolvidos pela Secretaria da Educação, entre eles o Projeto Memória da RME, que resgata a história da Educação no Município de Curitiba e o Programa Comunidade Escola que mantém abertas as escolas aos finais de semana e nos horários noturnos com atividades socioeducativas gratuitas.


Visita à nova sede do Conselho Municipal de Educação de Curitiba
 

quinta-feira, 2 de junho de 2011

SEGUNDA REUNIÃO DA DIRETORIA EXECUTIVA DA UNCME NACIONAL

A União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação - UNCME fará sua segunda Reunião da Diretoria, do ano 2011, no dia 03 de junho, no Conselho Nacional de Educação, em Brasília. A primeira Reunião da Diretoria, do ano 2011, aconteceu no dia 24 de março.

A Reunião terá como Pauta:
1 - Boas Vindas e a Conjuntura atual e a UNCME;
2 - XXI Encontro Nacional dos Conselhos Municipais de Educação:
• local: Palmas / Tocantins
• data: novembro
• programação
• indicação de palestrantes
• Movimento UNCME: Eleição e Cadastro dos CME
3 - Pró Conselho e perspectivas 2011;
4 - PNE: debate e movimentos nacionais e estaduais;
5 - Encaminhamentos gerais.

Informações retiradas do Portal Oficial da UNCME Nacional

quarta-feira, 1 de junho de 2011

UNIÃO NACIONAL DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO - COORDENAÇÃO PARANÁ

O que é a UNCME-PR
É um órgão de representação estadual dos Conselhos Municipais de Educação dos municípios do Estado do Paraná.

Finalidade da UNCME-PR
- promover a união e estimular a cooperação entre os Conselhos Municipais de Educação do Paraná.
- buscar soluções para os problemas educacionais comuns e diferenciados dos Municípios paranaenses.
- articular-se com órgãos públicos e privados, tendo em vista o alcance dos objetivos educacionais previstos pela Constituição Federal e pela Constituição do Estado do Paraná.
- representar os Conselhos Municipais de Educação do Paraná perante os poderes públicos.
- estimular a educação como um dos instrumentos de redução das desigualdades sociais.
- incentivar e orientar a criação e a organização de Conselhos Municipais de Educação, como uma das estratégias fundamentais para a organização dos sistemas municipais de ensino.
- realizar, anualmente, encontro estadual, para a avaliação e discussão de temas educacionais, trocas de experiências sobre o funcionamento dos Conselhos Municipais de Educação, e para deliberação sobre questões relativas à sua atuação e ao seu funcionamento.
- incentivar a formação dos Conselheiros Municipais de Educação para que, no desempenho de suas funções contribuam decisivamente para a melhoria da educação nos municípios paranaenses.
- propor ações em prol da proteção do meio-ambiente, do consumidor, da livre concorrência e do patrimônio artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico. 
- organizar juridicamente a UNCME no estado do Paraná, em conformidade com as finalidades e normas definidas no Estatuto.

Integram a UNCME-PR
Integram a UNCME/PR, na qualidade de sócios fundadores, os Conselhos Municipais de Educação do Paraná que manifestarem a intenção de associar-se.

Estrutura Organizacional da UNCME-PR
- Conselho Pleno
- Diretoria
- Secretaria Executiva
- Conselho Fiscal

Coordenações Regionais da UNCME-PR
01. Região Geográfica Noroeste Paranaense
02. Região Geográfica Centro-Ocidental Paranaense
03. Região Geográfica Norte Central Paranaense
04. Região Geográfica Norte Pioneiro Paranaense
05. Região Geográfica Centro-Oriental Paranaense                                      
06. Região Geográfica Oeste Paranaense
07. Região Geográfica Sudoeste Paranaense
08. Região Geográfica Centro-Sul Paranaense
09. Região Geográfica Sudeste Paranaense
10. Região Geográfica Metropolitana de Curitiba

Compete às Coordenações Regionais
- articular os Conselhos Municipais de Educação de sua respectiva região.
- estimular a associação dos Conselhos Municipais de Educação à UNCME-PR.
- promover eventos regionais, para estudos, troca de experiências e propostas de colaboração entre os Conselhos Municipais de Educação.
- zelar pela fiel observância do Estatuto e das demais disposições regimentais.
- cumprir o plano anual de trabalho elaborado pela Diretoria.
- desempenhar as atribuições conferidas no Estatuto.
- manter a UNCME/PR devidamente informada sobre todas as suas ações.
- manter os Conselhos Municipais de Educação de sua região informados sobre as ações da UNCME/PR.
- designar, no impedimento do Coordenador, representante devidamente credenciado para representá-lo nas reuniões da Diretoria, Encontros Estaduais e nos demais eventos da UNCME/PR.
- manter atualizados os dados cadastrais dos Conselhos Municipais de Educação de sua região, bem como os da UNCME/PR e UNCME Nacional.

Com o objetivo de levar aos Conselhos Municipais de Educação do Paraná informações atuais e de qualidade sobre educação, bem como promover e incentivar o intercâmbio de experiências entre os Conselhos Municipais de Educação do Paraná, a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação do Paraná -UNCME-PR, inicia hoje a primeira de uma série de postagens eletrônicas dos Conselhos Municipais de Educação do Paraná. É mais um canal de comunicação que se abre, buscando mais rapidez, confiabilidade e eficiência na emissão e recepção de notícias, fatos, acontecimentos e encaminhamentos da UNCME-PR a todos os Conselhos Municipais de Educação do Paraná e aos municípios que ainda não possuem Conselho. Aguardamos a participação de todos os conselhos no envio de notícias e materiais referentes à educação.

                                                                                    UNCME PARANÁ