quarta-feira, 22 de junho de 2011

Tem início em Curitiba Ciclo de Palestras Preparatórias para a I Conferência Municipal de Educação



O Ciclo de Palestras Preparatórias para a I Conferência Municipal de Educação teve início ontem, 21 de junho, no Centro de Convenções de Curitiba. A abertura do evento foi feita pela secretária municipal da Educação, Liliane Casagrande Sabbag, e pela presidente do Conselho Municipal de Educação, Everly Marques Canto. Ambas evidenciaram a importância deste trabalho e da participação dos diversos segmentos da sociedade no acompanhamento e nas discussões dos temas propostos para a Conferência.
O objetivo principal do Ciclo de Palestras é a preparação para a Conferência Municipal de Educação, que dará subsídios à elaboração do primeiro Plano Municipal de Educação no Município de Curitiba.

A palestra de abertura teve como tema Avaliação e foi proferida pela Prof.a Dra. Mônica Ribeiro da Silva, da Universidade Federal do Paraná.
Durante a palestra, a Prof.a Mônica discorreu sobre vários aspectos que envolvem a avaliação, como pressupostos, âmbito de abrangência, finalidade, necessidade da avaliação institucional e projeto político pedagógico enquanto forma de planejamento coletivo, dialógico e orientador das ações escolares. Segundo a Prof.a Mônica, por meio do projeto político pedagógico é que se consegue interferir na qualidade de ensino, nele é que a escola vai enfatizar que tipo de cidadão quer formar. Ela salientou ainda que a avaliação, nesse contexto abordado, é um elemento importantíssimo em três âmbitos, ou seja, o geral, envolvendo toda a Rede de Ensino, o intermediário, que foca a escola como instituição de educação, e, por fim, a sala de aula, no contato direto entre professor e aluno. A Prof.a Mônica afirmou que a criança de hoje é culturalmente diferente da criança de alguns anos atrás. Possui outra dinâmica de aprendizagem, pois convive com inúmeros interlocutores ao mesmo tempo, e a avaliação para que se efetive necessita acompanhar as mudanças.

As palestras terão continuidade na próxima semana, quando serão abordados temas como Gestão e Financiamento da Educação, Inclusão e Diversidade e Educação Integral.

Você sabe o que é uma Conferência Municipal de Educação?

Segundo a apostila de subsídios para o planejamento de Conferência Municipal de Educação, da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação:
“Uma conferência é um processo em que as pessoas se reúnem, discutem os temas propostos expondo diversos pontos de vista, deliberam coletivamente e, a partir dos debates locais, escolhem representantes que levam adiante as ideias que tenham a concordância de todos” (MMA, 2005).

Constitui um instrumento democrático de participação popular na definição e no acompanhamento da política educacional no âmbito do município, tendo como objetivos:
- realizar um diagnóstico da situação educacional no município;
- conhecer e discutir as propostas pedagógicas em desenvolvimento nas escolas;
- discutir e eleger prioridades para a educação no município;
- definir diretrizes, objetivos e metas para a educação no município;
- avaliar a implementação das diretrizes e metas educacionais no município;
- discutir e propor diretrizes, metas e ações para a elaboração do Plano Municipal de Educação – PME;
- discutir diretrizes para a revisão e atualização do Plano Municipal de Educação.

Complementando os objetivos gerais, os objetivos específicos podem ser detalhados, no sentido de:
- promover intercâmbio entre a sociedade civil e os profissionais da educação;
- discutir e propor ações para uma política de Inclusão Social;
- propor programas de valorização dos profissionais da educação;
- discutir temas educacionais com repercussão nacional, âmbito em que o município tem sua parcela de influência;
- estudar ações que reflitam sobre mecanismos de uma política de gestão democrática com inclusão.

Programação das Palestras:

Dia 27 de junho
Gestão e financiamento da educação
Eloísa Lück
Andréa Barbosa Gouveia

Dia 28 de junho
Inclusão e diversidade
Ronaldo Schwantes
Paulo Vinícius Baptista da Silva
Toni Reis

Dia 29 de junho
Educação integral
Miguel Arroyo
Observação: Não é necessária inscrição prévia

As palestras acontecem no Centro de Convenções de Curitiba, na Rua Barão do Rio Branco, 370, sempre a partir das 19 horas.


A cada palestra será fornecido um certificado ao participante.

Texto e Imagens: Silvana Cordeiro de Mello



4 comentários:

  1. Nossa, muito legal essa programação. Vou ajudar a divulgar, porque sem dúvida para muito além de interessante é imperdível.

    ResponderExcluir
  2. É um momento de construção da educação para as gerações futuras. O que plantarmos hoje, nossos filhos e netos colherão!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ao Conselho Municipal de Educação e Secretaria Mun de Educação por pensarem com seriedade a Educação de CURITIBA! Venham profissionais da rede Estadual, Privada e Conveniada. Este é o momento.
    Evrly

    ResponderExcluir
  4. Parabéns colega Everly.
    A UNCME-PR so tem a crescer com essas iniciativas.
    Conte com o apoio do RS no que precisar.
    Prof. Diego Tormes
    Coord. Est. UNCME-RS

    ResponderExcluir