As visitas, que vem acontecendo desde o
dia 30 de outubro, tem o objetivo de dar subsídios para que a Comissão
Temporária de Educação Integral – CEDIN, do Conselho Municipal de
Educação de Curitiba – CME conheça e estabeleça parâmetros de análise
para uma série de reflexões acerca da Educação Integral no Sistema
Municipal de Ensino de Curitiba – SISMEN e a partir daí possa apontar
mudanças na elaboração da proposta de Deliberação que fixe Diretrizes e
Normas para a Educação Integral no Sistema.
Além
dos diversos estudos, discussões, e do I Fórum do CME, desenvolvidos
pela Comissão para aprofundamento no tema, quatro unidades educacionais
foram levantadas para visitação: Escola Municipal João Macedo Filho,
pertencente ao Núcleo Regional da Educação do Cajuru, Escola Municipal
CEI Professor Ulisses Falcão Vieira, pertencente ao Núcleo Regional da
Educação de Santa Felicidade, Escola Municipal Vereadora Laís Peretti,
pertencente ao Núcleo Regional da Educação do Pinheirinho e a Escola
particular Bom Jesus da Aldeia. As unidades foram pensadas e sugeridas a
partir da perspectiva do Plano de trabalho descrito a partir de 2012,
buscando conhecer as diferentes formas de trabalho com as Unidades de
Educação Integral que atendem estudantes em contraturno em espaços
internos das escolas e as Unidades de Educação Integral que atendem
estudantes em contraturno em espaços vinculados as escolas municipais.
As
visitas da Comissão vêm acontecendo a partir de contato prévio com a
Secretaria Municipal da Educação, chefias dos núcleos regionais da
Educação e diretores das unidades. As dependências das unidades são
visitadas e a partir de um roteiro de perguntas proposto pela comissão é
realizada uma conversa com a direção da escola e um grupo de
profissionais que atuam na Educação Integral.
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