quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Conselho Municipal de Educação realiza 7.ª Reunião Ordinária do Conselho Pleno

 O Conselho Municipal de Educação de Curitiba – CME realizou nos dias 01 (tarde) e 02 (manhã e tarde) de setembro, a 7.ª Reunião Ordinária do Conselho Pleno – RO/CP. A reunião, prevista em calendário anual, congregou uma grande parte do colegiado, na sede do CME.

A abertura da 7.ª RO/CP foi realizada pela conselheira presidente, Berenice Valenzuela de Figueiredo Neves com a mensagem “Do amadurecimento, do aprendizado e do amor à vida”.

No momento solene tomou posse Viviane Aparecida Bastos Pampu, nomeada conselheira suplente representando o Segmento Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba – SISMMAC. A presidente entregou a Menção Honrosa à ex-conselheira Marlene Comin Araújo, do segmento do Sistema Estadual de Ensino - SEE.

Foi pauta da 7.ª RO: denúncias enviadas pelo Ministério Público ao CME; denúncias realizadas pela comunidade ao CME; últimas informações do Fórum Municipal de Educação; Encontro Regional da UNCME – Região Sul que acontecerá nos dias 03 e 04 de setembro, na Câmara Municipal de Vereadores de São José dos Pinhais; XXV ENCONTRO NACIONAL DA UNCME – Temática geral: Democracia, participação social e direito à educação: um desafio republicano, de 28 a 30 de outubro, em Ipojuca/PE. Processo encaminhado ao Núcleo de Assessoramento Jurídico da SME solicitando análise e parecer sobre as minutas de Parecer e Deliberação que tratam do estabelecimento das “Normas e Princípios para a Educação Especial” para homologação pelo Órgão Administrativo do SISMEN. Comunicado sobre a participação em eventos: VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do adolescente de Curitiba, tema: Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do adolescente de Curitiba; encontro com gestores da Rede Municipal de Ensino; encontro com professores da Rede Municipal de Ensino; Ciclo de Reuniões Abertas Educação, Gênero e Diversidade Sexual, realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil – OAB.

No momento destinado às Comissões, as coordenadoras apresentaram ao colegiado o relato sobre os trabalhos realizados.

Os conselheiros da Comissão do Plano de Ações Articuladas – COPAR salientaram a reunião com o superintendente executivo Antonio Ulisses Carvalho ocorrida na sede da SME, onde receberam várias informações sobre a situação das obras dos Centros de Educação Infantil que a prefeitura está construindo e as que estão previstas. A coordenadora da Comissão de Educação Especial, conselheira Berenice Valenzuela de Figueiredo Neves comunicou aos conselheiros a Homologação da Deliberação do CME que trata do estabelecimento das “Normas e Princípios para a Educação Especial” pelo Órgão Administrativo do SISMEN. A assessora técnico-pedagógica da Comissão de Educação Integral - CEDIN, Maria Cristina Elias Esper Stival explicou a todos que a ex-conselheira Marlene Comin Araújo, continua sendo a coordenadora da CEDIN, pois o Regimento do CME assim permite. Comunicou a todos também do início da escrita da Minuta de Deliberação e Parecer para as Normas e Princípios para organização da Educação Integral nas Instituições de Educação e Ensino que compõem o SISMEN. A conselheira Claudia Maria dos Santos Almiro foi eleita a nova coordenadora Câmara do Ensino Fundamental.

As matérias distribuídas e apreciadas pelas Câmaras incluiu estudos sobre: “Síntese: Propostas para os temas tratados na audiência com o Ministro da Educação, ocorrida no dia 04/05/2015”; “Pátria Educadora”; estudos referentesà redução damaioridade penal; Resolução e Parecer do Conselho Nacional de Educação - CNE, sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério da educação básica; Instituição de um Sistema Nacional de Educação.

Nessa reunião foram aprovados: o Relatório sobre a Cessação Definitiva da modalidade da EJA em 59 Escolas Municipais, elaborado pela Câmara do Ensino Fundamental e o Relatório sobre os resultados do IDEB, comparados às escolas que integram o Projeto Equidade, elaborado pela Comissão da Educação Integral – CEDIN.



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