A Comissão do Plano de Ações Articuladas –
COPAR reuniu-se no dia 27 de outubro na sede do Conselho Municipal de
Educação de Curitiba – CME para realização de seu 7.º Encontro, previsto
em calendário anual.
Participaram
do encontro os membros da Comissão, integrantes do CME de Curitiba e da
Secretaria Municipal da Educação de Curitiba – SME.
Entre os pontos discutidos no encontro destaca-se o Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE,
que consiste na assistência financeira às Escolas Públicas da Educação
Básica das Redes Estaduais, Municipais e do Distrito Federal e as
Escolas Privadas de Educação Especial mantidas por entidades sem fins
lucrativos. A coordenadora do Comitê de Análise e Aprovação de
Informações do PDDE Interativo do Departamento de Planejamento e
Informações da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, professora
Renata Paula dos Nascimento Martins fez uma explanação desse trabalho.
O
PDDE é uma ferramenta de apoio à gestão escolar para todas as escolas
públicas do país. Desenvolvido pelo Ministério da Educação a partir da
metodologia do programa PDE Escola e em parceria com as secretarias
estaduais e municipais de educação. Seu objetivo principal é auxiliar a
comunidade escolar a produzir um diagnóstico de sua realidade e a
definir ações para aprimorar sua gestão e seu processo de ensino e
aprendizagem.
Programas
que são atendidos: Mais Educação – Mais Cultura; Atleta na Escola;
Escola Sustentável; Escola Acessível; PDE Escola; Formação Continuada.
O Diagnóstico
está mais encorpado, de maneira a agregar os temas correlatos aos
programas integrantes do sistema PDDE, bem como evidenciar os
indicadores e características do ensino/aprendizagem em todas as etapas
da Educação Básica que a escola oferece à comunidade. A construção do
Diagnóstico será obrigatória para as escolas se candidatarem ao
atendimento dos programas integrantes do sistema.
Na
etapa de planejamento, os planos de ação da escola para diversos
programas vinculados ao PDDE serão unificados, de forma a possibilitar
um planejamento mais integrado dos variados aspectos que compõem a
realidade da escola e o contexto em que se insere. Esse plano,
denominado Plano Integrado, conterá propostas de
solução dos problemas identificados no Diagnóstico referentes aos vários
temas financiados via PDDE, cujos objetivos são: melhoria da
infraestrutura física e pedagógica; reforço da autogestão escolar e
elevação dos Índices de desempenho da Educação Básica.
No
próximo encontro, previsto para dia 24 de novembro, a Comissão
organizará o Plano de trabalho 2015-2016 de acordo com as informações
preenchidas no Diagnóstico que será disponibilizado aos estados e
municípios no momento da elaboração do Plano de Ações Articuladas (PAR),
podendo ser utilizadas no planejamento das ações da rede para o ciclo
2015-2018.
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