O terceiro dia do Ciclo de Palestras Preparatórias para a I Conferência Municipal de Educação aconteceu no dia 28 de junho e teve como tema Inclusão e Diversidade. Foram três palestrantes que discutiram o tema: Paulo Vinícius Baptista da Silva, professor do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal do Paraná (NEAB-UFPR), falou sobre a educação e as relações étnico-raciais no Brasil; Toni Reis, consultor do Centro Paranaense da Cidadania e doutorando em Educação na área de Educação Sexual, que abordou a educação sexual nas escolas, gênero e diversidade; e Ronaldo Vadson Schwantes, diretor da Escola Municipal de Educação Especial Helena Wladimirna Antipoff e membro do Conselho Municipal de Educação de Curitiba, que apresentou a questão da Inclusão e suas implicações no contexto educacional.
O professor Paulo Vinícius Baptista da Silva iniciou a palestra citando a educação e as relações étnico-raciais no Brasil; discorreu sobre o conceito de raça como “construção social”, pois, baseados na ideia de “raça” determinados grupos têm, sistematicamente, acesso negado a bens materiais e bens simbólicos. Explicou que, no Brasil, são três os grupos tratados como “raça”: negros (as); indígenas; ciganos. Pesquisas brasileiras sobre educação e relações étnico-raciais demonstram que nas escolas brasileiras são frequentes formas explícitas e implícitas de discriminação racial. Segundo o professor Paulo, nosso olhar é marcado pela hierarquização, em função disso o combate sistemático ao racismo é fundamental.
Um outro ponto, bastante enfatizado por Toni Reis, foi a questão das conseqüências da homofobia na escola, citando entre elas: dificuldade da inserção no mercado de trabalho; desumanização e promoção de insegurança, isolamento e vulnerabilidade; bullying; fonte geradora e alimentadora de outras formas de preconceito, discriminação, violência; comprometimento da inclusão educacional e da qualidade do ensino; dificuldade na aprendizagem / rendimento; condução à evasão e ao abandono escolar.
Para o professor Ronaldo o grande desafio de hoje é traduzir o desenvolvimento econômico em progresso social e o progresso social em desenvolvimento econômico.
As duas palestras que foram adiadas por motivos pessoais dos palestrantes convidados serão remarcadas e divulgadas oportunamente.
As palestras adiadas foram:
Do dia 20 de junho, palestra sobre o tema “Formação e valorização dos profissionais da educação”, com a professora Iria Brzezinski e, a do dia 29 de junho, palestra sobre o tema “Educação integral”, com o professor Miguel Arroyo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário