segunda-feira, 25 de maio de 2015

Na Semana de enfrentamento à LGBTfobia é lançado o livro Homofobia no ambiente educacional - o silêncio está gritando

O lançamento aconteceu no dia 20 de maio e fez parte da programação de eventos da Semana de enfrentamento à LGBTfobia que aconteceu de 18 a 22 de maio.

Várias são as ações que vêm acontecendo no país apontando caminhos para uma Educação em respeito à diversidade sexual e os direitos humanos.
Entre as ações, está a instituição da Comissão Interministerial de Enfrentamento a Violência contra Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (CIEV-LGBT). A decisão foi publicada no Diário Oficial da União do dia 10 de fevereiro deste ano, em portaria assinada pela Secretaria de Direitos Humanos, Secretaria de Políticas para as Mulheres, Secretaria-Geral da Presidência da República, e pelos Ministérios da Justiça e Saúde. O objetivo é prevenir, enfrentar e reduzir as diversas formas de violência praticadas contra a população LGBT. Portal Brasil

A Secretaria Municipal da Educação de Curitiba designou por meio das Portarias n.º 17 e n.º 18, ambas de 20 de maio de 2015, a Comissão Interna de Educação e Direitos Humanos da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba e a Comissão de Educação e Direitos Humanos das Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, respectivamente.

O Livro “Homofobia no ambiente educacional - o silêncio está gritando”, se baseia na tese de doutorado em educação do paranaense Toni Reis. A tese teve como objetivo geral determinar as causas que dificultam a efetivação das políticas públicas de respeito à diversidade sexual e combate à homofobia nas escolas. Toni é especialista em sexualidade humana, mestre em filosofia, com ênfase em ética e sexualidade, doutor e pós-doutorando em educação, homofobia nas escolas. É membro titular do Fórum Nacional de Educação, e dos Fóruns Estadual e Municipal de Educação.

O livro foi lançado no mesmo dia em três momentos diferentes, com o objetivo de possibilitar a participação de profissionais de educação fora do período de trabalho. No turno da manhã e da tarde no Auditório do Mercado Municipal, e no período da noite no Centro de Formação Continuada da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba.

O Conselho Municipal da Educação de Curitiba esteve presente, representado por sua equipe interna.




Nenhum comentário:

Postar um comentário